Vítimas de abuso narcisista no consultório do Endocrinologista

O endocrinologista no seu ambulatório de sobrepeso/obesidade se depara muitas vezes com as vítimas de abusadores de portadores de transtornos psiquiátricos. Um desses pacientes é a vítima do abuso narcisista, tão pouco estudado na endocrinologia mas às vezes presentes no dia a dia de suas consultas. Talvez a falta de controle do peso seja apenas uma queixa de uma vítima em apuros. 

O abuso narcisista, resumidamente, ocorre em três etapas. O chamado “Love Bombing” (explosão de amor), nela o abusador se mostra atencioso, presente e prestativo. A segunda etapa ocorre quando o narcisista percebeu que já dominou a sua vítima – a Desvalorização, o momento da frieza emocional. E, finalmente, a terceira etapa – o Descarte. Este último momento ocorrendo após ter sugado a autoestima e despersonalizado a vítima.

Essas pessoas vítimas de abuso narcisista ao entrar no consultório do endocrinologista não conseguem revelar todo o seu sofrimento pois os abusadores podem estar no trabalho, no ciclo de amigos, ou até mesmo no núcleo familiar.

Vítimas de abuso narcisista precisam do olhar do endocrinologista pois em alguns momentos podem ser porta voz de uma vítima negligenciada. Fique atento!